Docker Contêiner¶
Página Docker para o desenvolvedor a criar seu aplicativo em contêiner.
O que é Docker?¶
Docker é uma ferramenta de conteinerização. Ou seja, através do Docker, você poderá executar uma aplicação de forma isolada e independente do ambiente computacional, como por exemplo, o Sistema Operacional onde esse container está sendo executado.
Como usar o Docker?¶
O Docker está disponível para os principais S.O.s' como: Linux, Windows e MacOS.
Principais comandos do Docker:¶
- Existem muitos comandos do docker onde na prática, você precisará saber somente os mais utilizados como:
- Criação e remoção de contêiner;
- Criação, remoção, download(pull) e upload(push) de uma imagem;
- Acesso ao contêiner;
- Ponto de montagem e configuração de recursos computacionais.
Você precisará de uma imagem Docker para poder criar um contêiner. O comando abaixo, realiza o pull de imagem Docker e em seguida inicia um contêiner:
Nota
Caso tenha ficado curioso em saber a origem dessa imagem alpine, saiba que por padrão, caso você não informe o local da imagem que você deseja realizar o pull, o Docker pega do endereço https://hub.docker.com/ ⧉, conhecido também como Docker Registry.
Como criar uma imagem Docker?¶
- Para criar uma imagem Docker, você precisará criar um arquivo chamado Dockerfile e informar alguns parâmetros, conforme o exemplo a seguir.
Dockerfile | |
---|---|
Após a criação do arquivo, você precisará executar o mesmo, através do comando abaixo:
Cuidado
Repare que no comando acima, o nome do arquivo não foi mencionado. Isso se dá pelo fato do arquivo Dockerfile, constar no mesmo diretório onde o comando foi executado. Ou seja, o ponto (.) representa o arquivo Dockerfile.
Como configurar uma aplicação em Docker?¶
- Para executar uma determinada aplicação em Docker, você precisará dos seguintes arquivos:
- Dockerfile - Script de criação da imagem Docker
- requirements.txt - Lista de dependências da sua aplicação
- dir/ - Diretório com o código fonte da sua aplicação
Exemplo de uma estrutura de projeto Java com Docker:
Imagens Públicas X Imagens Privadas:¶
As imagens Docker podem ficar disponíveis publicamente, onde qualquer pessoa pode utilizá-la para a criação de seus respectivos contêineres ou de forma privada, onde somente pessoas autorizadas poderão realizar o uso dessas imagens.
Se você está apenas estudando Docker ou criando um projeto pessoal, por exemplo, as imagens públicas são uma boa opções, onde nesse caso voce não precisará se preocupar com a segurança dos dados, etc.
Agora para os casos de projetos profissionais, é extremamente recomendável utilizar imagens privadas. Nesse caso a empresa precisará de um repositório de imagens Docker para o armazenamento das mesmas.
Cuidado
Se você estiver envolvido em algum projeto de qualquer cliente da Magna Sistemas, onde imagens Docker estejam sendo usadas de forma pública, por favor, comunique ao time Devops.